Conteúdo
- Onicólise - Como é o tratamento em Podologia Top Manaus?
- As causas da onicólise dos pés sao;
- Problemas de pele e infecções também podem ser uma causa do problema, tais como:
- Nas partes mais íntimas do corpo, um desequilíbrio e desordem podem ser a raiz da onicólise. Algumas dessas causas incluem:
- TRATAMENTO
- Você precisa de um podológo profissional para tratar onicólise?
Onicólise - Como é o tratamento em Podologia Top Manaus?
Quando o quebramos, quando batemos o dedo do pé, quando ele fica preto pela pratica de esporte, ou quando é hora das nossas novas sandálias, como raramente prestamos atenção às nossas unhas dos pés!
As unhas dos pés são responsáveis pela proteção das terminações nervosas dos pés; portanto, é importante cuidar delas durante todo o ano e saber como prevenir algumas patologias que podem danificá-las, como a chamada onicólise dos pés.
A onicólise dos pés é uma condição de pele muito comum que consiste na separação espontânea da unha do pé da parte chamada leito ungueal. Na maioria dos casos, esta separação ocorre na unha do dedo grande do pé, embora também possa afetar o resto dos dedos, e também nas mãos.
As causas da onicólise dos pés sao;
-Lesões menores, devido ao uso de calçados inadequados, ou muito pequenos.
Problemas de pele e infecções também podem ser uma causa do problema, tais como:
-Psoríase: A mesma condição de pele que causa vermelhidão e escamação também pode levar à separação da placa ungueal. Não só isso, mas os resíduos de pele produzidos pela psoríase podem se acumular sob as unhas e na verdade engrossá-las.
-Fungos: Infecções fúngicas como as dermatófitas tornam-se um problema após um trauma (como um dedo duro ou ferido) separa a placa ungueal do leito e permite a entrada de fungos entre as unhas.
-Crescimento: Verrugas, geralmente nos dedos, podem afetar a separação, e morder as unhas pode carregar o problema de um dedo para o outro. O crescimento ósseo nos pés pode ser um fator na onicólise dos dedos dos pés. Raramente, e geralmente em pessoas mais velhas, um tumor sob a unha pode ser a causa de seu aparecimento.
Nas partes mais íntimas do corpo, um desequilíbrio e desordem podem ser a raiz da onicólise. Algumas dessas causas incluem:
-Candida: infecções crônicas por candida juntamente com um dos irritantes acima podem colocar a cliente em maior risco de separação das unhas do leito das unhas.
-Medicamentos: Alguns antibióticos, como a tetraciclina, sulfonamidas às vezes usadas como diuréticos ou para tratar diabetes, alguns anti-histamínicos, e tranquilizantes, como a torazina, podem causar problemas de separação.
-Doenças da tireóide: Uma glândula tireóide hiperativa ou com baixa produtividade pode fazer com que as unhas se tornem quebradiças e se separem do leito das unhas.
-Lúpus ou doenças similares: Condições médicas sérias como o lúpus também podem ser um fator na onicólise.
A detecção dos sintomas de onicólise nos pés nem sempre é fácil, pois é quase sempre uma patologia assintomática. Na maioria dos casos, a onicólise se estende até a zona de crescimento das unhas, sem que a unha fique inflamada.
Quando a onicólise nos pés já está formada, observa-se que a unha está separada do dedo do pé, e que nesta parte, a unha muda de cor dependendo da sua origem:
Onicólise do pé branco: origem mecânica.
Onicólise dos pés, amarelada: origem fúngica.
TRATAMENTO
O tratamento da onicólise do pé deve ser aplicado o mais rápido possível, e varia de acordo com a causa. Na maioria dos casos, a onicólise dos pés é curada através da aplicação dos cuidados de podologia adequados. Um acompanhamento de um pogólogo seria suficiente para controlar e retardar o progresso desta patologia.
Se não for tratada adequadamente, a onicólise do pé pode levar a outras infecções subungueal que são mais difíceis de eliminar.
Portanto, quando os primeiros sintomas aparecem, é importante ir ao podólogo o mais rápido possível para que ele possa fazer um diagnóstico seguro e aplicar o tratamento antifúngico ou antibacteriano mais apropriado para cada caso.
Além disso, durante o tratamento do pé, nossos podólogos lhe darão algumas dicas que podem ajudá-lo a acelerar o processo de eliminação da onicólise do pé:
- Mantenha sempre as unhas curtas.
- Use calçados adequados que evitem friccionar os dedos dos pés.
- Sem contato com produtos nocivos ou irritantes.
- Evite a umidade, mantenha seus pés e unhas sempre secos.
- Evite o uso de alguns cosméticos que possam agravar a onicólise.
- Se você pratica esportes, use sapatos esportivos adequados que não pressionem seus pés.