A podologia geriátrica é o tipo de podologia especializada no pé do idoso.

Os pés geriátricos têm suportado muitos passos e peso corporal durante anos. Por isso, quando atingem certa idade, começam a notar não só a passagem do tempo, mas também alguns sintomas de envelhecimento.

Para promover a independência do idoso, prevenir quedas e outros problemas associados à mobilidade, os pés requerem atenção adequada.

Problemas mais comuns

Quais as patologias que tratamos?

A redução da gordura plantar e a má circulação podem causar lesões que, se curadas a tempo, não têm que levar a grandes complicações para os pés geriátricos.

No entanto, existem outras alterações que podem apresentar problemas e devem ser levadas em conta.

As lesões mais frequentes para as quais as pessoas com mais de 65 anos de idade vêm ao consultório do podólogo são:

 

   -Calo: Um espessamento do pé que se forma na parte superior ou lateral de um dedo do pé. Normalmente se desenvolve na porção óssea do pé, no quarto e quinto dedo . Na maioria das vezes é causado por um sapato que não se ajusta ao pé.

 –Calosidades: É um espessamento da pele do pé que é maior que o calo e não tem bordas definidas. Geralmente aparece na sola do pé, especialmente na porção óssea entre a sola e os dedos dos pés (antepé), que é a área onde o peso do corpo cai ao andar.

 -Olho de Peixe: Também conhecido como calo interdigital, é uma lesão que aparece entre os dedos dos pés. Consiste na maceração da pele entre os dedos dos pés. É uma lesão mais dolorosa do que o calo.

 -Onicogrifose: É um aumento exagerado da espessura das unhas que pode até acabar se curvando em espiral.

 -Onicodistrofia: É uma afetação da cor e/ou forma da unha devido a defeitos congênitos, doença de pele (psoríase), generalizada (lúpus eritematoso) ou devido a uma origem traumática, estrutural ou infecciosa.

 -Rachaduras: Alterações dermatológicas que surgem devido ao ressecamento extremo dos pés. Os calcanhares estão onde eles se desenvolvem com mais freqüência. As rachaduras, além de muito dolorosas, podem se tornar uma fonte de infecção.

 -Úlceras: Também conhecidas como feridas, são lesões abertas da pele que aparecem devido à pressão ou fricção contínua contra os calçados

 

Mecanismos de prevenção

Como cuidar dos seus pés?

O cuidado com os pés dos idosos é muito necessário, juntamente com o uso de calçados ou palmilhas apropriadas. Isto pode ajudar a prevenir o aparecimento de patologias, evitar possíveis complicações no futuro e favorecer tanto o seu grau de autonomia como o seu bem-estar. Nós recomendamos:

  • Tenha uma hidratação correta

  • Use calçados apropriados

  • Use modelos, se necessário

  • Visite o podólogo regularmente: o atendimento regular por um podólogo pode melhorar a independência de uma pessoa idosa e prevenir quedas.

Você tem uma pessoa idosa ao seu
cuidado que pode precisar de uma consulta?