
Conteúdo
Pé de Atleta - Tratamento em Podologia Top Manaus
É uma infecção fúngica que geralmente é fácil de detectar, pois é visível pelo descamação da pele, às vezes fedorenta e irritante devido à coceira que causa.
Esta é uma patologia típica dos esportistas ou montanhistas (daí o nome) devido ao excesso de umidade acumulada dentro do calçado como resultado da atividade física e da maceração que pode ser causada pelo suor ou pelo uso de certos produtos, como vaselina.
Por ser uma infecção, o que mais interessa é a detecção precoce para iniciar o tratamento, evitando assim a propagação ou contágio para o resto do pé, para o outro pé ou para outras pessoas. Para isso, em cada consulta de podologia deve ser feita uma exploração exaustiva de toda a área plantar, pois por razões óbvias (idade, obesidade, lesões, etc…) muitas pessoas não conseguem ter uma boa visão da área plantar do pé.
Seja em uma consulta de biomecânica ou em uma sessão de quiroprática, o profissional deve explorar a área entre os dedos dos pés, pois é lá que a infecção geralmente começa.
Pé de atleta, prevenção
– Boa higiene. Lave a área interdigital corretamente e não deixe cair a água no chuveiro sobre ela.
– Métodos de barreira. O uso de chinelos de dedo em áreas como chuveiros comunitários, seja em hotéis, piscinas ou ginásios.
– Secar corretamente a área interdigital e a área plantar antes de se vestir.
– Utilizar meios para tratar o excesso de sudorese ou hiperidrose, como a aplicação de pó de talco. O talco cria uma barreira que seca e impede que o suor macere a pele e penetre em vírus, bactérias ou fungos.
– Se você vai fazer atividade física intensa por muito tempo, é aconselhável usar sempre meias feitas de materiais que suam (algodão) também no calçado, e um par de meias de reposição.

Classificar de acordo com a deformação ou área afetada
1- Tinea Pedis Interdigital: É a mais comum. Como o nome indica, a localização é na área interdigital, no todo ou em um único dedo. É bastante característico por causa do cheiro que emite.
2- Tinea Pedis Mocassin: Também conhecida como dermatofitose. Ela se estende através da zona plantar e se mostra como uma descamação da pele.
3- Tiena Pedis Inflamatoria: É muito odorífera e visualmente caracterizada pelo aparecimento de pequenas pápulas que podem ser drenadas. Estas pápulas estão localizadas no lado interno do pé, embora também possam ser encontradas na sola do pé, principalmente na abóbada plantar.
4- Tiena Pedis ulcerativa: Está localizado na área interdigital em geral e podem ser observadas lesões mais profundas com mais umidade e exsudação.
O tratamento geralmente consiste na aplicação de cremes ou géis de fácil aplicação (existem inúmeras marcas comerciais) na área plantar ou interdigital do pé. Se fosse muito recorrente, o podólogo avaliaria o início de uma terapia.
É normal que as pessoas que praticam esporte regularmente, sejam mais propensas a ter outras doenças no pé, como os calos, unha encravada ou fungos.
Em Podologia Top Manaus, temos os profissionais qualificados para atender todas as doenças do pé das pessoas que gostam de se exercitar!